sábado, 27 de fevereiro de 2010

Imperialismo europeu na África

Matéria Jornalística sobre

Níger e Zâmbia

Níger

O Níger é uma das mais pobres nações do planeta, sua economia é centrada na agricultura de subsistência, criação de animais e re-exportação de produtos, cada vez menos baseada na produção de urânio, seu principal produto de exportação desde a década de 1970. O governo depende de ajudas bilaterais e multilaterais – que foram suspensas após o golpe de estado de 1999 - para efetuar gastos e investimentos públicos. Dependentes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

A forma política de governo é de República presidencialista conforme o modelo francês.As eleicões são feitas por Sufragio Universal.

Zâmbia

A economia depende largamente da cobre, minério do qual a Zâmbia é um dos maiores produtores do mundo e que representa 90% do valor das exportações. A agricultura é subdesenvolvida, concentra-se principalmente em culturas de subsistência: batata, amendoins, milho, mandioca e milheto. Também apresenta culturas caráter comercial (algodão, café, cana, rapé). No Pecuária incluir a bovinos. Em lagos e rios é praticada pesca.

A política zambiana ocorre em uma estrutura de sistema presidencial democrático representativo.

Relacão entre ambos:

Alem de ambos encontrarem-se na África, ambos possuem belezas selvagens que são fatores para o turismo, porem tais beleza fazem o mundo pensar que esses paises e tambem a África em si são lugares onde só há selva.

As riquezas minerais na Níger e Zâmbia são muitas, seus povos são dotados de muitos rituais e costumes (alguns aspectos dos colonizadores foram adotados a cultura).

No geral a situação socioeconômica desses países não é boa... Conflitos ocorrem geralmente, os países sofrem com os baixos indicadores sociais, a escravidão do passado gera ainda alguns reflexos no presente. Os países são dependentes em alguns aspectos.

Texto feito por: Joana Laura Aihara Barbosa.

Fontes: Páginas 40 e 41, apostila Uno 1, História.

Sites da Wikipédia.

2 comentários:

  1. Joh,
    Acho que vc também podia ter mencionado outros países africanos que sofreram com o imperialismo europeu já que o seu título é "Imperialismo Europeu na África" e não "Imperialismo Europeu em Níger e Zâmbia"....entendeu?
    Fora esse detalhe, ficou muito boa sua matéria!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada...
    Boa dica...
    Vou tentar melhorar depois...

    ResponderExcluir