terça-feira, 18 de maio de 2010

Entrevista sobre Imigração

A entrevista será feita com a minha avó, uma pessoa que apesar de não ser uma imigrante tem e teve muito contato com eles, sendo parente e podendo relatar costumes e histórias de pessoas das mais diversas nacionalidades que formaram nosso Brasil...

Entrevistadora: Joana Laura Aihara Barbosa
Entrevistada: Alzira Marcelina da Silva Barbosa

Joana: O que você entende pelo conceito imigração?

Alzira: Ah... Oque eu entendo é o que todos sabem. Imigração é quando pessoas de uma país imigram para outros países, saindo de sue lugar de origem, buscando talvez um lugar melhor.

J: A senhora conhece algum imigrante?

A: Sim, na cidade (Vinhedo) existem vários imigrantes dos mais diversos países. Podemos notar uma maioria italiana, como por exemplo na família, a avó do seu avô veio da Itália.

J: Como foi a imigração dos nossos parentes?

A: (Pausa) Como eu disse, a avó do seu avô (Virginia) veio da Itália, ela era pequena, veio com os pais... A situação lá na Itália estava dificil, para os estrangeiros vir ao Brasil era como caminhar em direção a um novo mundo, eles diziam algo do tipo: "Vamos fazer a América".

J: Quais eram as dificuldades enfrentadas pela Itália naquela época?

A: Olha eu não sei bem, mas o que todos dizem e diziam era que havia a guerra, a situação lá era precária (suspiro). Todos vinham até aqui trazendo sonhos, uma vida melhor, e empregos, lá faltavam empregos.

J: Que aspectos italianos permaneceram na família?

A: Alguns traços... Como a comida, o jeito de falar alto, costumes cotidianos, e claro muitas histórias...

J: O que você já ouviu a respeito das imigrações para o Brasil, seus reflexos e a adaptação dos imigrantes?

A: Todos dizem muitas coisas, mas o que se ouve é que alguns grupos sofreram muito, porque esperavam por uma coisa mas encontraram outra totalmente diferente...Alguns dizem que os italianos tiveram mais facilidade, e que alguns japoneses sofreram muito...Os refexos, bem...foram inevitaveis! A população cresceu muito e os imigrantes competiam com a populção que já vivia aqui pelos empregos...

J: Vó, obrigada pela entrevista...

A: Magina filha, é um prazer.

Um comentário:

  1. Ótima entrevista... boa ideia em conversar com sua avó.

    Faltou a foto de vocês!

    ResponderExcluir