As chuvas que castigaram o estado do Rio de Janeiro ha duas semanas geraram muita polemica e sofrimento. É comum vermos o julgamento padrão da sociedade, no qual todos põem a culpa nos mais prejudicados (os moradores das favelas). Mas o que muitos não veem é a outra face dessa moeda. No morro do Bumba por exemplo, em vez de reprimir a ocupação irregular, o governo acabou por incentivar a invasão do antigo lixão. Porém esta não é uma história de culpados e vítimas, cada um deve reconhcer sua pontinha de culpa.
Ao invés de o governo e os políticos se preocuparem com a próxima eleição, deveriam se preocupar com a próxima geração ou pelo menos com a próxima estação de chuvas. Os governantes devem parar de fazer aquele discurso repetitivo no qual culpam sempre a meterologia e/ou a geografia, e devem começar a reconhecer seus atos incorretos e por eles não assumidos. É claro devem melhorar.
Quanto a população, os cariocas devem parar de temer o governo e as autoridades, deixar as lamentações de lado e unir forças para combater as injustiças governamentais.
Texto por Joana e Isabela M. 9 ano B
Nenhum comentário:
Postar um comentário