Desde a independência, a forma de governo no Brasil era monárquica. Na monarquia um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação, e "é totalmente separado de todos os outros membros do Estado". A pessoa que encabeça uma monarquia é chamada de monarca. Em 1889, a república chegou! Uma República é uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram em todo o território brasileiro.
Antes desta forma de governo se revelar e vigorar no país ocorreu a abolição da escravatura! Foi todo um processo de libertação dos escravos que começou com a pressão inglesa. Logo vieram varias leis que diminuíram aos poucos a quantidade de escravos no Brasil (Lei Bill Aberdeen, Lei do Ventre Livre, Lei Eusébio de Queiróz, Lei dos Sexagenários). Em 1888, a princesa Isabel aprovou a Lei áurea que dava liberdade a todos os escravos brasileiros!
Mesmo depois dessa abolição, não foram alteradas em nada as condições socioeconômicas dos ex-escravos, que continuaram a viver, de uma forma geral, na pobreza, sem escolaridade e sofrendo com a discriminação. A escravidão foi substituída pela mão-de-obra imigrante assalariada.
Feito por: Joana Barbosa e Isabela Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário